Cosan adota sistema inédito que otimizará sua logística de abastecimento de cana-de-açúcar

Cosan adota sistema inédito que otimizará sua logística de abastecimento de cana-de-açúcar 

Ferramenta de simulação de processos é pioneira no Brasil e tem o objetivo de identificar gargalos e pontos de melhoria que promoverão ganhos operacionais e econômicos para a companhia.

A Cosan, único player totalmente integrado do setor sucroenergético, adotou um sistema pioneiro e inovador de simulação de processos para a identificação de gargalos e pontos de melhoria na área de logística agrícola da companhia. Com a adoção do software Simio, a empresa poderá otimizar suas atividades logísticas no transporte e entrada de cana-de-açúcar em todas as suas 23 usinas, com a consequente economia de custos e uma agilidade ainda maior às atividades finais do grupo.

Comercializado pela Paragon, que também é representante exclusiva do software no Brasil e na América Latina, o Simio (SImulation Modeling framework based on Intelligent Objects) foi aplicado de maneira piloto na Unidade Costa Pinto, a mais antiga do Grupo Cosan e a terceira maior unidade produtora da companhia. Nesta fase, o projeto dimensionou a frota de transporte rodoviário das lavouras à unidade, avaliou a capacidade real de recepção de cana-de-açúcar da usina e identificou gargalos e pontos passíveis de melhoria no fluxo do CCT (corte, carregamento e transporte) de cana.

Por meio de um modelo 3D, o software Simio é conectado com o Google, o que permite o máximo detalhamento visual das operações. Desta maneira, é possível simular as mais diversas operações que envolvem a área agrícola de uma usina, como a operação de máquinas colhedoras, por exemplo. O sistema permite ainda a visualização de pontos de formação de filas e os recursos que têm alta e baixa ocupação, para posterior otimização. As frentes de colheita mecanizada também podem ser vistas detalhadamente, e a ferramenta ainda poderá ser empregada para a modelagem de outras operações agrícolas, como o redimensionamento da frota de caminhões comboio, por exemplo.

A aplicação do software na Usina Costa Pinto envolveu ainda a verificação de estoques existentes tanto na unidade quanto nas áreas de campo e os estoques que estavam sendo transportados, para que fosse possível reduzir ao máximo a utilização de equipamentos.

Durante esta fase piloto na unidade Costa Pinto, foram obtidos resultados que mostravam uma redução nos ativos de transportes na ordem de 5%, onde é possível testar novos modelos operacionais com aumento significativo de produtividade de todo sistema logístico. Com a aplicação do software SIMIO em todas as 23 unidades produtoras de açúcar, etanol e energia da Cosan, estima-se um grande potencial de otimização de ativos e consequentes melhorias operacionais em todos os processos da logística “in bound” da cana de açúcar. “Este projeto está plenamente alinhado aos diferenciais de mercado do Grupo Cosan, com sua moderna tecnologia empregada no campo”, diz Mário Cerqueira, gerente corporativo de logística agrícola da companhia. Estima-se que até o 2012 o Simio esteja presente em todas as unidades do grupo.

Cosan – Único player totalmente integrado do setor de energia renovável, a Cosan possui 23 unidades produtoras, das quais 21 no Estado de São Paulo e duas iniciando produção nas cidades de Jataí (GO) e Caarapó (MS), quatro refinarias e dois terminais portuários. Atua no varejo com as marcas União e Da Barra, no segmento de distribuição de combustíveis por meio da marca Esso, e na produção e distribuição de lubrificantes automotivos e industriais, com a marca Mobil.

Paragon – A Paragon é uma consultoria com o foco em tomada de decisão que utiliza a tecnologia de simulação, e tornou-se referencia mundial em soluções matemáticas, para todos os setores da economia.

Atendendo a mais de 600 empresas, a Paragon é a maior empresa de consultoria em Simulação da América Latina. Hoje somos referencia no mercado não apenas em serviço, mas também na disseminação de softwares de simulação e nos treinamentos para a capacitação de seu uso.

 

 

Fonte: Fator Brasil  (22/12/100) 

Link para esta página:
http://jalles.co/S103Wi
Por Daniela Rodrigues - Assessoria de Imprensa da Jalles Machado S/A.